A Grécia é um dos destinos mais fascinantes do mundo, muito além das belezas naturais, a parte história e arqueológica desperta a curiosidade dos viajantes, seja para curtir o verão europeu ou aproveitar uma viagem de lua de mel. Por isso vamos falar um pouquinho de uma ilha menos conhecida, a exótica Ilha de Creta e do por que você deve de incluí-la no seu próximo roteiro.
Como chegar?
Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. De Santorini em barco rápido são aproximadamente 2 horas de percurso e 50 minutos de avião de Atenas. Durante o verão principalmente, ela recebe também voos de outras cidades da Europa.
Quando ir?
Final de abril a final de outubro, durante os meses mais quentes. Lembrando que julho e agosto são meses de altíssima temporada, mas combinada com outras ilhas, se atente ao início e fim da temporada de cada uma delas que tende a variar.
Cidades
Muito além das belezas naturais e arqueológicas, a ilha mantém muito da cultura e tradição grega ainda viva, com um povo gentil e hospitaleiro. As principais cidades são Agios Nikolaos, Retimno, Chania e Heraklion.
Heraklion é a capital e localizada na parte central de Creta, foi batizada com esse nome em homenagem a Hércules. Você deve passar pelo menos um dia por aqui para descobrir toda a história.
Há 30 minutos da cidade está o Palácio de Knossos, uma das principais ruínas do país e importante ponto turístico, é aqui que você encontra mais detalhes sobre o mito do Minotauro.
Indo para o lado oeste está Retimno, a arquitetura do vila foi influenciada pelos primeiros habitantes venezianos o que torna essa cidade super charmosa.
Outra cidade tradicional e muito importante é Chania, é um dos mais próximos das principais atrações e por isso uma das principais bases de hospedagem dos turistas. Você pode aproveitar o pôr do sol no Old Venetian Harbour e terminar a noite em um dos diversos restaurantes e bares desse vilarejo.
Já Agios Nikolaos fica na parte leste, próxima a lindas praias e de opções de passeios interessantes como a Ilha de Espinalonga. Essa região conta com diversos resorts, incluindo com regime all-inclusive e esse é um ponto importante, diferente de Mykonos, Santorini e Atenas que não possuem resorts com todas as refeições inclusas. Em Creta você encontra redes de hotéis desse tipo, ideal para famílias com crianças.
Quanto tempo ficar?
Esse destino tem muitos atrativos e para conhecer toda a ilha é necessário pelo menos de 8 a 10 dias. Se você combinar Creta com outras ilhas da Grécia e não tem todos esses dias, então recomendamos ficar pelo menos 4 dias inteiros no lado oeste com base em Chania, onde então as principais atrações e praias.
Mas claro que o restante da ilha também está cheio de atividades e hotéis imperdíveis, se o tempo permitir, o ideal é dividir a estadia em duas ou três bases, pelo menos uma do lado oeste e outra do leste para aproveitar todos os atrativos.
Como se locomover e o que visitar?
Locar um carro é a melhor opção para se deslocar pela ilha. Desbrave as praias mais lindas desse destino, entre elas estão Elafonisi e Falassarna, as duas com mar azul turquesa, areia rosada e estrutura completa de beach clubs.
Seitan Limania Beach é uma prainha incrível encravada em meio às rochas, que fica a 30 minutos de Chania. Uma das opções para chegar até a praia é descer uma trilha que apesar de curta é bem íngreme com areia e pedras. Se você não for tão aventureiro pode adquirir também um passeio de barco.
Praia calminha de águas esverdeadas e uma montanha que torna a paisagem deslumbrante em Stravos Beach. Também conta com uma boa estrutura de praia e está a 30 minutos de Chania, na mesma região de Seitan Limania.
Balos Beach, a mais linda e famosa de Creta e uma das mais bonitas da Grécia, com mar calmo e água cristalina, o visual para chegar até Balos é incrível. A partir de Chania são 1 hora e 30 minutos de carro e mais 20 minutos de caminhada por uma trilha. No período da manhã a praia fica mais tranquila, no período da tarde um barco que sai de Kissamos (45 minutos de Chania) chegar à praia as 14h00.
Os passeios de barco também são uma excelente opção de passeio, já que fazem vários roteiros em praias incríveis de difícil acesso e em lugares menos explorados como Gavdos, uma ilhota com lindas praias.
Entra outras atrações de Creta, estão opções de degustação de vinhos e azeite de oliva e a Garganta de Samaria, uma trilha de 16km de paredões e montanhas, a maior da Europa.
Espero que você tenha gostado das nossas dicas. Temos um vídeo para você curtir um pouco mais desse paraíso.
Fonte: Visit Greece
Além dos roteiros mais tradicionais de Atenas, Mykonos e Santorini, há ainda outras ilhas incríveis, com muitas praias exuberante, cenários exóticos e muita história.
Podemos te ajudar a planejar sua viagem de férias ou lua de mel para Creta e por toda a Grécia. Conte com a equipe da Clique e Viaje para escolher as melhores opções de hotéis, passeios e montar um roteiro super personalizado com todas essas dicas e muito mais.
Um beijo! 🙂