Eu já tinha visitado Maragogi, há muitos anos, em 2005, quando viajei para Maceió com minha família. Nessa época, o lugar não era quase não era conhecido como é hoje, e na época, já foi um dos melhores passeios que fizemos na viagem.
Dessa vez, quis ficar alguns dias por lá e conhecer melhor a cidade. Nós dividimos nossa estadia em Maragogi em duas, primeiro ficamos no Hotel Praia Dourada, um hotel mais simples que você pode saber de todos os detalhes nesse post. E depois, ficamos na Pousada Anttunina, uma das melhores da região, na praia de Antunes, também uma das mais bonitas de lá.
Nos primeiros dias, aproveitamos para fazer alguns passeios, como as maravilhosas piscinas naturais. Não dá para sair de Maragogi sem conhecê-las! No dia seguinte da nossa chegada, já fizemos o passeio das piscinas, com a Costa Azul, inclusive um ÓTIMO receptivo! O passeio inicia em um ponto de apoio na região, O Casa da Praia, tipo um beach club, com uma estrutura muito boa, comida incrível e música ao vivo. Os catamarãs para as piscinas naturais saem bem em frente a esse ponto de apoio, mas lembre-se sempre na maré baixa, por isso, é muito importante lembrar de ver a taboa de marés antes da sua viagem.
O catamarã navega por mais ou menos 20 minutos até chegar nas piscinas naturais. Para quem não curte muito andar de barco e derivados, o passeio é BEM tranquilo, o mar costuma ser muito calmo e por isso quase não balança. Durante o percurso, é oferecido para quem quiser, aluguel de equipamento para snorkeling e serviço de fotografia. Os valores não são nada abusivos, mas aconselho sempre a levar seus próprios equipamentos, por maior segurança.
As piscinas são relativamente grandes, o que automaticamente faz com que haja diversos outros grupos, mas isso não atrapalha, o lugar é realmente muito lindo! Como no dia que fizemos o passeio era um dos últimos dias de maré baixa, a água estava na altura do peito mais ou menos. Bem tranquilo mesmo para quem não sabe nadar e tal, crianças sempre com colete e boias. Ficamos por mais ou menos 1h dentro da água, vendo bastante vida marinha. É realmente um passeio que não dá para perder! No retorno, ficamos para almoçar no Casa da Praia e voltamos um pouco mais tarde para o Hotel. Geralmente os receptivos oferecem duas opções, uma é de chegar do passeio de catamarã e já voltar para o hotel ou retornar um pouco mais tarde, para aproveitar mais o beach club.
No segundo dia de passeio, fomos até a Praia dos Carneiros, que fica no município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, bem pertinho de Maragogi, que está no litoral norte de Alagoas. Sempre quis fazer esse passeio quando fui a Porto de Galinhas, mas nunca dava certo, então dessa vez, fui focada em ir de todo o jeito. O tempo de descolamento é de mais ou menos 1h, mas passa super rápido e vale muito a pena! Praticamente todos os receptivos ficam alocados em algum beach club da região, e deixa o passageiro bem a vontade para fazer o que quiser durante o dia. A Costa Azul indicou um passeio de catamarã que leva até as piscinas naturais de Carneiros, porém, optamos por não faze-lo já que tínhamos acabado de ir nas piscinas de Maragogi e ainda iriamos nas de Milagres. Mas todos que fazem dizem que é muuuuuito legal, super animado! Se você curte mais tranquilidade, tem possibilidade de fazer esse passeio em outras embarcações com menos pessoas ou até privativo.
O Beach club que a maioria dos receptivos ficam alocados é o Bora Bora, e olha QUE LUGAR! Barato? NÃO! Mas IN-CRÍ-VEL. Valeu cada centavo que gastamos ali. Ele fica um pouquinho mais afastado da Igrejinha, mas fica bem na frente das piscinas naturais que se formam na praia, então a vista é super bonita! Nós aproveitamos bem a praia, que tem águas cristalinas e quentes, cheia de peixinhos, ali mesmo da beirinha da praia. Nós andamos também até a igrejinha depois do almoço, porque eu queria muito conhecer essa praia, ai ir até lá e não tirar foto na igrejinha é o mesmo que ir para a Disney e não abraçar o Mickey né? São mais ou menos 20 minutos de caminhada do Bora Bora até lá, mas é super gostoso, caminhar na praia é totalmente diferente que caminhar na cidade, né? Me chama para andar 20 minutos na calçada de SP para ver se eu topo hahahahaha. E olha, valeu a pena ter ido até lá! A igreja é bem pequenininha e fofa, quando chegamos, demos sorte de não ter muita gente, então conseguimos tirar fotos bem rápido.
Depois desses dois passeios, optamos por tirar um dia para ficar no Hotel e também para não acordar muito cedo e conseguir descansar melhor. Mas há diversos passeios legais na região, que vale a pena fazer.
O que você não pode deixar de fazer em Maragogi: Passeio às piscinas naturais e a Praia de Antunes. São dois lugares muito muito muito bonitos e legais de conhecer. A Praia de Antunes tem um mar (sem exagero) azul turquesa. A única coisa é que ela costuma ficar bem cheia na alta temporada e finais de semana. Nós não fizemos o passeio de buggy pois já íamos fazer em Milagres e não fizemos passeio até a Praia de Antunes pois o nosso outro hotel em Maragogi era justamente nessa praia.
Outros passeios para fazer em Maragogi:
– Praia de Gravatá: Essa é a legitima praia deserta, um lugar quase intocado e desconhecido pelos turistas (ainda). Uma amiga que estava em Porto de Galinhas na mesma época que fui, me indicou esse passeio, ela disse que é maravilhoso! Não conseguimos ir, pois não tinha data para encaixá-lo.
– Passeio de Buggy: No passeio de buggy, você consegue conhecer praticamente todo o litoral de Maragogi, sempre com paradas para banho e fotos nas praias.
– Passeio a Vila de Maragogi: Maragogi ainda conserva muito características de vila de pescadores, então, a cidade é bem simples e pequena, como uma cidade do interior. Nesse passeio você pode conhecer a produção de polpas de frutas, comprar sequilhos e outros produtos típicos da região.
– Passeio a São Miguel dos Milagres: Bom como vocês já sabem, eu fiquei em São Miguel, etnaõ não tinha necessidade de fazer um passeio até lá. Mas se você tem pouco tempo e está hospedado apenas em Maragogi, vale a pena passar o dia em São Miguel dos Milagres. O lugar é lindo, com uma praia mais linda que a outra! E ainda é possível fazer o passeio de observação de peixe-boi.
– Passeio Crôa de São Bento: Esse passeio é relativamente novo na região, a Crôa de São Bento é a menor Piscina Natural de Maragogi, por isso o passeio é bem mais tranquilo e reservado
– Passeio pela orla de catamarã: Esse passeio, percorre quatro praias ao norte de Maragogi, são elas Praia de Burgalhau, Barra Grande, Antunes e Praia da Bruna, apenas as mais bonitas da região.
Por hoje é isso, espero que gostem!
Um beijo